• ACM NETO Ë

ACM NETO Ë "PARDO" OU BRANCO?

13 de outubro de 2022 \\ Geral


1 / 1
ACM NETO Ë "PARDO" OU BRANCO?
Franklin Maxado

ACM Neto não precisa se bronzear para ficar moreno a fim de justificar a sua auto-declaracão de “pardo” na ficha eleitoral para aferir os favores que a lei permite a candidatos. Se ele tivesse formacão antropológica ou na área de ciências humanas, saberia que os portugueses colonizadores já vieram misturados com judeus e com os árabes, incluindo nestes negros islamizados do norte da África os quais dominaram Portugal oito séculos, muito mais do que os 500 anos que o Brasil tem de “descobrimento”.
Acrescente-se a isso, a anterior influência dos fenícios e cartagineses de tez semelhante a árabes e a judeus. Logo, a família de ACM Neto é de origem portuguesa e,mesmo que fosse branca, o seu avô, ACM casou-se com da. Arlete Maron, uma filha de família árabe, portanto morena.  
Quanto a qualidade “parda”, a lei brasileira permitiu a pessoa se declarar da cor que acha ter. Assim, há muitos índios barbados ou de cabelos pixaim para se beneficiar das cotas ou de favores legais. E, portugueses são considerados brancos aqui no Brasil porque na Europa são vistos como uma raca tropical misturada.
Era só ACM Neto se conscientizar disso e reafirmar sua “pardicidade”baiana. Ou seja, é um mestico como a maioria do brasileiro. Ou, um brancóide, se quiser se passar por branco, embora tenha tido oportunidades anteriores para isso. Talvez, o convencimento tenha vindo na prática da campanha, unindo o útil com o agradável, com a possibilidfade de receber mais do fundáo eleitoral.  
Como cidadáo, apenas opino, sendo coerente com o meu folheto de Cordel "É NEGRO O MULATO INZONEIRO? OU O BRASILEIRO CAFË CAPUCINO COM LEITE, CHOCOLATE E ACUCAR", lancado no 15o.. FLIFS- Festival Literário de Feira de Santana no qual fui homenageado com a colocacáo de meu nome na Praca da Poesia.
POR FRANKLIN MAXADO (franklinmaxado@gmail.com)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.