• Indígenas e quilombolas mostram suas tradições culturais na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Indígenas e quilombolas mostram suas tradições culturais na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

14 de dezembro de 2022 \\ Geral

Roupas customizadas, biojoias, peças em cerâmica, cocás, brincos de pena, tiaras, colares, pulseiras e ervas medicinais. Esses são alguns dos elementos representativos do cotidiano de comunidades quilombolas e indígenas baianas que estão sendo comercializados na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque Costa Azul, em Salvador. O evento é gratuito e segue até este domingo (18/12).


Quem visitar a feira vai poder adquirir alguns desses produtos em exposição nas tendas Quilombola, Indígena e do Artesanato.  A Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), sediada no município de Ituberá, no Baixo Sul do estado, apresenta peças de biojoias feitas com coco da piaçava, coco da Bahia, sementes e madeiras, a exemplo de colares, brincos, pulseiras, anéis e também cestarias, utensílios para casa, como espelhos, mandalas, vasos para plantas, bolsas e vassouras feitas com a fibra da piaçava.


Leonildes dos Anjos é artesã da ABPAGI e afirma que a Feira sempre supera as expectativas dos agricultores. “É uma vitrine e, assim, podemos mostrar o nosso trabalho para a Bahia, Brasil e o mundo. Já estamos contando as horas para poder estar nesse evento onde tudo acontece. A felicidade, reconhecimento e expansão caminhando juntos! Viva a Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Afinal, nossa força está em campo”.


O evento conta também com uma Tenda Indígena. Entre os participantes está a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Indígenas Kiriri, do município de Barreiras, com peças em cerâmica, de madeira, osso, coco e sementes. Luciana Kiriri é representante da Associação. “Estamos muito felizes em participar de um evento com indígenas de toda a Bahia. A Feira pra gente é de extrema importância para que a gente possa divulgar para todo o estado”.


Também compõe a Feira uma Tenda de Artesanatos de agricultores familiares com produtos de diversas regiões e os armazéns dos 27 territórios de identidade da Bahia com 2.293 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar, além de Praça Gastronômica, Cozinha Show, programação musical e muito mais.


A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes - Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.