• ALEX DA PIATÃ DEFENDE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

ALEX DA PIATÃ DEFENDE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

23 de maio de 2024 \\ Geral

O deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da Saúde Roberta Santana, defendendo a criação de um serviço especializado de assistência ao câncer de cabeça e pescoço na Bahia. A proposta visa a implantação de um centro de referência que abrangerá prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes em todos os estágios dessas doenças.


A iniciativa, conforme o próprio deputado explicou, surge como resposta à crescente necessidade de um atendimento especializado e centralizado para patologias oncológicas de cabeça e pescoço na Bahia. Segundo ele, apesar dos significativos investimentos já realizados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) na rede de oncologia, ainda há lacunas no atendimento especializado para esses tipos de câncer.


É notório que o Governo do Estado, através da Sesab, investiu significativamente na área de assistência oncológica, com a implantação de unidades da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). Contudo, é crucial assegurar e ampliar o acesso a serviços especializados, especialmente na ausência de um centro de referência para o câncer de cabeça e pescoço”, justificou.


Ele destacou ainda a importância de um serviço que atue tanto no âmbito ambulatorial quanto hospitalar, oferecendo desde a prevenção e diagnóstico precoce até intervenções cirúrgicas e reabilitação. A unidade pretendida deve seguir as portarias vigentes do Ministério da Saúde e da Sesab, garantindo um atendimento humanizado e resolutivo, conforme os critérios estabelecidos pela rede de oncologia.


O parlamentar concluiu a indicação afirmando que a implantação deste serviço será um marco na saúde pública do estado, “reforçando o compromisso do governo baiano com a qualidade de vida de sua população e consolidando ainda mais a rede de oncologia do Estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.