• ARIMATEIA SE CONGRATULA COM IRARÁ E SENHOR DO BONFIM

ARIMATEIA SE CONGRATULA COM IRARÁ E SENHOR DO BONFIM

03 de junho de 2024 \\ Geral

O deputado José de Arimateia (Republicanos) registrou, na Casa Legislativa, moções de aplausos e congratulações homenageando os municípios de Irará e Senhor do Bonfim, que comemoraram aniversários de emancipação política no final do mês passado. No primeiro documento, o parlamentar escreveu que o dia 27 de maio representa uma data de grande celebração, porque marca mais um ano de consolidação histórica de Irará, que completou 182 anos de existência.

“É com imensa alegria que me posiciono como um dos representantes desta nobre cidade no Parlamento baiano, tendo sido eleito com os 128 votos confiados a mim no último processo eleitoral. Expresso minhas congratulações ao povo querido e envio um simbólico abraço, reafirmando meu compromisso de prosseguir com o trabalho em prol do desenvolvimento da cidade e de manifestar minha sincera gratidão”, declarou o legislador.

O deputado relata a história da criação do município, desde os tempos do Brasil Colônia, com a chegada dos padres jesuítas no objetivo de catequizar os índios. Ele conta que as terras dessa região pertenciam às sesmarias de Garcia D’Ávila e que, por volta de 1832, quando o Brasil oficialmente já não era mais colônia portuguesa, a movimentação da estrada real possibilitou ao Arraial de Purificação dos Campos ter uma fase de desenvolvimento maior do que a então Vila de Água Fria.

Foi através da Lei Provincial nº 173, de 27 de maio de 1842, que foi criado o município. O nome “Irará” é uma alteração da palavra “Arará”, que tem origem indígena e significa “nascido da luz do dia ou do sol”. Os índios paiaiás, antigos moradores do local, assim se referiam ao mesmo, por conta de uma espécie de formiga de asas brancas que surgiam ao alvorecer do dia.

“Em virtude de sua relevância histórica e representatividade, é justo e adequado que esta Casa do Povo preste a devida homenagem e reconhecimento aos 182 anos de emancipação da cidade de Irará”, finalizou o vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, solicitando que esta iniciativa seja comunicada ao prefeito Derivaldo Pinto e à Câmara Municipal de Vereadores, representada pelo presidente Genivaldo Batista da Silva.

HISTÓRIA

Na segunda moção de congratulação e aplausos, encaminhada à Mesa Diretora do Poder Legislativo, Arimateia parabenizou o município de Senhor do Bonfim pelo aniversário de 139 anos de emancipação político-administrativa, data magna ocorrida no último dia 28 de maio, quando “o estimado povo desta importante cidade celebrou um marco que consolida e enaltece sua rica história”. O parlamentar mostra sua satisfação “em utilizar este momento para cumprimentar cada um dos seus moradores e enviar um fraternal abraço simbólico”.

O legislador confessa que a cidade de Senhor do Bonfim faz parte de sua trajetória como representante do povo baiano, “sendo um destino constante em minhas jornadas pelo estado”. Ele salienta que a “confiança de 436 eleitores no último pleito é um testemunho deste vínculo” e ressalta que “nesta data comemorativa, reitero meu compromisso de dedicar esforços contínuos para o progresso do município”.

O parlamentar afirma que Senhor do Bonfim se destaca por sua forte tradição nas festas juninas, sendo reconhecida como a “Capital do Forró na Bahia”. Sua origem remonta à época da corrida pelo ouro e pedras preciosas, bem como ao início da pecuária no sertão baiano. Com o desenvolvimento da atividade pecuária, a expansão das pastagens e a consequente colonização do Sertão, surgiu uma comunidade ao redor da antiga rancharia, situada à beira da estrada das Boiadas.

A criação de gado na região, a abundância de minerais e a posição estratégica do Arraiá de Senhor do Bonfim da Tapera atraíam muitos tropeiros, aventureiros e trabalhadores de outras partes da Bahia e do Nordeste, proporcionando um grande desenvolvimento para a região. Em 1885, a vila foi promovida à categoria de cidade, adotando o nome de Senhor do Bonfim.

“Diante de sua significativa importância e prestígio, é devido que esta Casa Legislativa preste tributo e destaque o aniversário deste município, que, com carinho, integra minha jornada parlamentar”, concluiu o deputado José de Arimateia, solicitando que esta moção seja comunicada ao prefeito Laércio Azevedo Jr., à Câmara Municipal de Vereadores, em nome do presidente Idailton Galeguinho, como também aos vereadores “Babão”, “Netinho do Táxi” e “Biro-Biro”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.