• Diretor da Fundação Egberto Costa tem tese de doutorado aprovada pela UEFS com foco em segurança hídrica

Diretor da Fundação Egberto Costa tem tese de doutorado aprovada pela UEFS com foco em segurança hídrica

29 de abril de 2025 \\ Geral

O diretor de Difusão Científica da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Egberto Costa (FUNTITEC), Basílio Fernandez Fernandez, teve sua tese de doutorado aprovada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), consolidando sua contribuição para o avanço do conhecimento sobre segurança hídrica na região.

Com o título "Avaliação de área de Segurança Hídrica por meio de modelagem computacional e estatística com imagens de sensoriamento remoto", voltado para a análise da segurança hídrica no entorno do lago de Pedra do Cavalo e em Feira de Santana, o trabalho utilizou imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para oferecer dados relevantes à gestão dos recursos hídricos. A pesquisa aborda as quatro dimensões da segurança hídrica: humana, econômica, ecossistêmica e de resiliência, propondo soluções para o uso sustentável e estratégico da água, a partir de evidências obtidas por meio de tecnologia de monitoramento espacial.

Basílio chegou a Feira de Santana no ano 2000, vindo de Salvador, sua cidade natal. Ingressou na FUNTITEC em 2007 como Chefe de Projetos e Captação de Recursos e, desde então, acumula 18 anos de dedicação ao serviço público municipal. Atualmente, atua na diretoria de Difusão Científica, fortalecendo as ações da Fundação no fomento à ciência e à inovação tecnológica.

“O trabalho demonstra como a ciência pode contribuir diretamente com a tomada de decisões estratégicas no campo da sustentabilidade hídrica, aliando tecnologia, planejamento e responsabilidade ambiental”, destacou Basílio, que é casado com a advogada Elizabeth Cristina Gonçalves Godeiro Fernandez e pai de dois filhos – Edmilson, formado em administração de empresas, e Miguel, concluinte do curso de medicina.

O presidente da FUNTITEC, Antônio Carlos Coelho, parabenizou o diretor pela conquista e enfatizou a importância da produção científica no setor público. “A tese do professor Basílio é um exemplo claro de como o conhecimento técnico pode ser aplicado à realidade do município, contribuindo para políticas públicas mais eficazes e sustentáveis. É uma conquista que orgulha nossa Fundação e reforça nosso compromisso com a ciência e a inovação”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.